História do grupo e dirigentes

O coletivo se constrói de maneira espontânea e natural, um grupo de amigos que já trabalhava com teatro, começa a se interessar também por circo. Final dos anos 90, com alguma prática empírica, seguem para a Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro buscando aprimorar seus conhecimentos. De volta a Campo Grande/MS, iniciam trabalhos de formação (oficinas) e começam a atuar com performances (intervenções artísticas) para eventos diversos.

Em 2003 o Circo do Mato (à época Circo Atro Mínimo) em parceria com o Grupo Ubu (então República Cênica) abrem a Casa Teatro Circo em Campo Grande, onde a partir do início de 2004 promovem temporadas de espetáculos, oficinas, cabarés temáticos, montagem de novos trabalhos e realização de projetos próprios.

Em 2006 a Casa Teatro Circo instala-se em nova sede, poucos meses depois o Grupo Ubu segue para fora do Estado ficando somente o Circo do Mato, que mantém essa mesma sede até hoje.

Janeiro de 2008 acontece a mudança do nome do grupo para Circo do Mato, remetendo ao fazer artístico no Mato Grosso do Sul.

Circo e teatro são os focos principais da pesquisa do grupo, buscando deixar a junção dos dois fazeres o mais orgânica possível, busca trabalhar com o lúdico em seus espetáculos sem deixar de fazer críticas sociais independente de espetáculos para adultos ou infância.

O grupo normalmente trabalha com diretores convidados ou direção coletiva e mantém uma sede equipada para treinamentos circenses e usada para pesquisa, ensaios, treinos, reuniões, oficinas, exposições, montagem e apresentações de espetáculos e produção de projetos; recebe outros grupos e artistas, incluindo trabalhos fotográficos, lançamentos de livros e até shows. Além de um elenco fixo, agrega outros artistas parceiros em eventuais e específicos trabalhos.

Passa a ser Ponto de Cultura em 2010, foram 3 anos oferecendo oficinas de teatro circo para jovens e adultos; como fruto deste trabalho foi montado o espetáculo “Um Pé de Circo” que posteriormente circulou por regiões no MS através de projetos elaborados pelo grupo.

Promove desde 2009 a Pantalhaços - Mostra de palhaços do Pantanal em parceria com o grupo Flor e Espinho Teatro, com sete edições realizadas até 2019; projeto que ofereceu gratuitamente várias oficinas de formação na palhaçaria com João Lima (BA), Aziz Gual (México), Chacovachi (Argentina), Ale Casali (BA), Tomate (Argentina), Biribinha (Alagoas), dentre outros importantes nomes da palhaçaria, e ainda oficina em segurança no circo com Diego Ferreira (UNICAMP). Além de promover inúmeras apresentações de espetáculos vindos de todo o Brasil. Todas as edições foram oferecidas gratuitamente ao público.

Através de seus projetos, busca circular por Distritos e pequenos municípios; procurando contemplar um público que tem pouco acesso para experenciar espetáculos cênicos.

Além de apresentações no Brasil e no MS, o Circo do Mato participou de festivais no Peru, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e Colômbia.

Com essas e outras ações culturais, atende a sociedade, levando arte, cultura e, também, entretenimento, além de oportunizar a formação artística, a formação de plateia, o senso crítico e outros valores. Um grupo que carrega um grande potencial para romper sempre as fronteiras do estado e do país, intercambiando outras culturas e experimentos.


DIRIGENTES 

MAURO GUIMARÃES
 
Ator e Iluminador DRT 14, palhaço DRT 47, circense: equilibrista DRT 48 e acrobata DRT 49, diretor artístico, produtor cultural e professor, é um dos fundadores do grupo. Licenciado em Artes Cênicas e Dança - UEMS, Pós-graduando em Arte Educação e Cultura Regional pela NOVOESTE - Campo Grande/MS, ex-aluno da Escola Nacional de Circo/RJ. Membro do Colegiado Nacional de Circo nos biênios 2010/11, 2012/13. Um dos idealizadores da Pantalhaços - Mostra de Palhaços do Pantanal. Co-realizador do Panorama Histórico do Circo em MS. Atua desde os anos 90 nas artes cênicas, já atuou em mais de 20 espetáculos em 7 países da América do Sul. Ministra oficinas de circo, desenvolve trabalhos de confecção de aparelhos circenses, concepção e criação de figurinos, cenários e adereços, além de contribuir efetivamente na produção executiva dos trabalhos.

LAILA PULCHÉRIO

Laila Pulchério é graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UCDB e Pós-graduanda em Arte Educação e Cultura Regional pela NOVOESTE - Grande/MS. Membro do Colegiado Nacional de Circo nos biênios 2015/16. Diretora de produção Cultural, fotógrafa de cena e operadora de som DRT 150/MS. Atua desde o início dos anos 2000 na produção cultural em MS e desde 2003 como uma das dirigentes e produtora cultural do Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas, pelo qual já atuou em 7 Países da América do Sul realizando vários projetos com o grupo, incluindo circulações e Ponto de Cultura. É uma das idealizadoras da Pantalhaços - Mostra de Palhaços do Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário